Os siloxanos, derivados do silício, são produtos altamente resistentes ao ultravioleta e intemperismos, tais como efeito ozona, altas ou baixas temperaturas ambientes (em geral de -50 a +150°C). Tecnicamente chamados de siloxanos polimerizados ou polissiloxanos, eles são polímeros mistos de material orgânico e inorgânico com a fórmula química [R2SiO]n, onde R = grupo orgânico como metil, etil, e fenil. Esses materiais consistem de um esqueleto inorgânico silício-oxigênio (…-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício. Variando o comprimento da cadeia principal, o tipo dos grupamentos laterais e as ligações entre cadeias, os siloxanos podem ser sintetizados com uma grande variedade de propriedades e composições. A característica molecular do siloxanos é ter a cadeia central de siloxano aberta e altamente flexível, a ligação Si – O – Si tem alta resistência, 435 kJmol-1 Si-O (cf. 350 kJmol-1 C-C).
A síntese de nano compósitos orgânico-inorgânicos permite a obtenção de filmes finos de alta resistência, pois nestes materiais híbridos a fase orgânica preenche parcialmente ou totalmente os poros existentes na fase inorgânica, o que leva à extrema diminuição da tensão capilar e portanto, da probabilidade de formação de trincas.
Os siloxanos por serem híbridos de classe II, são estáveis quimicamente devido a presença de ligações covalentes entre as fases orgânica e inorgânica, esta característica associada à transparência é utilizada na fabricação de produtos de revestimentos de uso automotivo, naval, aeroespacial entre outros.
Os coatings cerâmicos da Kisho, conhecidos no Brasil como vitrificadores são feitos baseado em dimetilpolisiloxanos, este revestimento após ser corretamente aplicado resulta em uma camada de espessura de aproximadamente 3 micras. Esse revestimento não é tinta, não é cera nem um selante, e não pode soltar ao ser lavado. O revestimento forma uma ligação durável conhecida como ‘COVALENTE’ com o verniz da pintura, e só pode ser removido por fortes forças abrasivas, lixamento ou uso de boinas e compostos de corte..
O revestimento proporciona uma aparência muito brilhante. A vida útil do revestimento vai depender da força e da periodicidade de abrasão que a superfície é submetida.
Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pela organização de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_covalente.